top of page
Quem Sou?
Com uma trajetória dedicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), Evanildes idealizou o projeto “Da Terra à Tela: Narradores da EJA Tecem Poéticas Orais”, que compartilha aqui no blog “Narradores da EJA: Acervo Tô em Casa” as produções realizadas com os estudantes da Escola Municipal Prof. Jecelino José Nogueira, na disciplina de Práticas de Leitura, Escrita e suas Tecnologias (PLET), bem como as edições do jornal Tô em Casa, produzidas pela EJA/SMEC de Catu-BA.
Sua atuação na EJA é guiada pela busca por caminhos sensíveis, criativos e artísticos, sempre valorizando as vozes e os saberes que os estudantes trazem consigo. Compreendendo que suas vivências culturais vão além das novas tecnologias — e incluem narrativas orais, memórias e saberes construídos fora do ambiente escolar —, a professora inspirou-se na obra “A terra dá, a terra quer”, de Nego Bispo, para construir uma prática intersemiótica, conectando as linguagens da poética oral, escrita, visual, corporal e digital.
O objetivo é simples e significativo: despertar o desejo de falar, porque “falar é existir”.

Evanildes é doutoranda e mestra em Crítica Cultural (UNEB/Alagoinhas), especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (UFBA) e graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literatura (UNEB/Alagoinhas). Suas pesquisas envolvem criação digital, poéticas literárias, arquivo e Letras, sempre em diálogo com a educação como espaço de escuta e transformação.
Evanildes Teixeira da Silva
bottom of page




